Na internet não é muito difícil encontrar artigos e conteúdo sobre como alcançar mais resultados para o seu site, como conseguir mais tráfego na sua loja virtual, como vender mais pela internet, e afins. É vasta a quantidade de conteúdos sobre como utilizar o Marketing Digital para alcançar mais resultados para negócios online. Mas, e quando o assunto são lojas físicas?
Como utilizar todas as ferramentas de Marketing Digital para criar estratégias e implementar ações que tragam mais clientes para a minha loja física?
Primeiramente, vamos recapitular um pouco sobre este, todo poderoso e tão estudado, assunto que não sai da cabeça dos pequenos e grandes empresários: o Marketing Digital.
Leia mais sobre como a Era Digital Mudou o Comércio.
O que é Marketing Digital
Assim como já explicamos em nosso artigo sobre a Era Digital e como ela mudou a forma como os negócios são feitos, o Marketing Digital é um instrumento para gerar mais vendas, que assim como o Marketing tradicional, se divide em quatro principais metas: criar brand awareness (fixar a essência e imagem da marca), atrair novos consumidores, nutrir (fidelizar) os antigos clientes e trabalhar no relacionamento (comunicação).
Porém, a estrutura do Marketing Digital é diferente do marketing tradicional. Apesar da possibilidade de direcionamento e segmentação das ações e estratégias implementadas online, o público responde de forma diferente em relação a isso. A mensagem chega a muito mais pessoas do que o Marketing Tradicional, porém, a concorrência é muito maior e os usuários já estão saturados e extremamente seletivos em relação aos tipos de ofertas e apelos já batidos no universo digital.
O fato é que: no universo digital além da criatividade, saber trabalhar a OFERTA é imperativo.
Marketing Digital para Lojas Físicas
Não muito diferente das lojas virtuais, no espectro das lojas físicas, onde mesmo que você ofereça a opção de envio e compra através de meios digitais, o principal objetivo não deve nunca ser só trazer o cliente até a sua loja e efetuar uma compra, mas também trabalhar ao máximo para fidelizá-lo.
Segundo pesquisa realizada pelo Google, 82% dos consumidores fazem buscas na internet antes de contratar qualquer tipo de serviço ou comprar um produto. Isto significa que o número de pessoas que deixam o acaso as levar a conhecer marcas e comprar produtos, como por exemplo, em um passeio no shopping, está diminuindo e muito!
Se você não está online, você simplesmente nem será levado em consideração por milhares de pessoas que buscam pelo que você tem a oferecer. Seja através de um site, redes sociais, anúncios ou mesmo através de parcerias, hoje podemos afirmar que: quem não é visto, definitivamente não é lembrado!
Dica de ouro: se você quer ser lembrado, não basta estar presente apenas em um lugar. Monte uma estratégia com ações em conjunto onde você vai aparecer para o público que se interessa pelo seu produto no Instagram, Facebook, em anúncios pagos e também em parcerias. Quem aparece em diferentes plataformas e de diferentes formas, parece ter mais capital para investimento e portanto, mais credibilidade.
Faça uma Boa Análise de Concorrentes
Como já dissemos, trabalhar a oferta é o que vai te ajudar a atrair novos clientes. Sem isso, vai ser muito difícil competir com os outros lojistas ou marcas que o seu público já conhece e possivelmente, mantém um relacionamento. Para criar uma boa estratégia que envolva ofertas que vão além de descontos no preço, é importante que você entenda também como está a sua concorrência.
Uma empresa de sucesso de qualquer segmento, com certeza investe em alguma diretriz do Marketing Digital. Aproveite esta oportunidade para pesquisar muito os sites e redes sociais de seus concorrentes e empresas de sucesso do mesmo segmento que o seu (e outros também). Para saber mais sobre como fazer isso de forma eficiente, leia nosso artigo sobre como utilizar a internet para fazer uma boa análise de concorrência.
Como Atrair Novos Clientes Para a Sua Loja Física
Primeiramente, para criar uma boa estratégia de atração de novos clientes você precisa conhecer quem são os seus clientes e onde eles estão. Lembre-se: seu cliente NÃO é todo mundo! Saiba mais sobre isso no nosso artigo com dicas para entender quem é o seu consumidor e o que ele quer.
Após feita a análise sobre seu público-alvo, a melhor forma de atrair novos clientes é ajudando o seu cliente em potencial a encontrar você! Já falamos muito sobre isso em outros artigos. Todas as ferramentas e estratégias que já falamos em nossos outros artigos sobre o assunto valem também para lojas físicas. Seguem aqui os artigos relacionados sobre como utilizar o Marketing Digital para atrair novos clientes:
- 5 Formas de Ajudar o Seu Cliente a Encontrar Você;
- Qual a melhor forma de encontrar seu cliente? Ser encontrado por ele;
- 4 Dicas Práticas Para Atrair Novos Clientes na Internet;
Reforçando: seja visto para ser lembrado!
Esta é a frase de ouro do Marketing Digital para lojas físicas. Vale lembrar que hoje é necessário um apelo muito atrativo para fazer com que uma pessoa se locomova até a sua loja. O consumidor atual valoriza muito o valor agregado e você precisa saber qual é o seu.
Leia mais sobre a diferença entre Valor x Preço clicando aqui.
É muito importante entender que não necessariamente um consumidor vá até a sua loja no mesmo dia ou circunstância em que ele tem contato com seu anúncio, site, redes socias, e-mail ou Whatsapp.
Super DICA: a grande sacada do Marketing Digital para lojas físicas é criar uma estratégia que seja criativa e marcante para que, quando este consumidor precisar do produto que você tem a oferecer, você seja a primeira marca ou loja que venha na cabeça dele.
Em breve um novo artigo com 15 Dicas Efetivas de Marketing Digital para Lojas Físicas.
Fique atento!